04 julho 2006

Curso de Especialização em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

Coordenação do curso:
Prof. Mestre Elisabete Pinto da Costa

Enquadramento:
As escolas são universos onde coexiste uma enorme diversidade de personalidades. São por isso palco de diferentes interesses, desejos e necessidades. Essa riqueza pode ser geradora de conflito e mesmo de violência. A mediação, enquanto método de diálogo cooperativo, pode ajudar a prevenir e a resolver construtivamente os conflitos entre alunos, entre alunos e professores ou entre as famílias e a escola, na medida em que visa reforçar a convivialidade e a integração escolar.

Objectivos:
Desenvolver uma nova abordagem do conflito com vista a melhorar as relações interpessoais e sociais;Intervir de forma preventiva sobre fenómenos de incivilidade e de violência e evitar a adopção de atitudes anti-sociais e de comportamentos desviantes;Promover uma qualidade de vida orientada por valores de justiça, de solidariedade e do respeito pelas diferenças;Diminuir a violência e criar um ambiente de bem-estar e de produtividade dos alunos;Adquirir, pela mediação, as competências sociais e humanas necessárias à gestão dos conflitos.

Destinatários:
Todos os actores do processo educativo, nomeadamente, professores, directores de turma, membros dos conselhos executivos de escolas básicas e secundárias, membros das associações de pais, psicólogos, técnicos e decisores das autarquias e ainda outros profissionais interessados no tema.

Plano de estudos:
O Programa compreende 6 Módulos e 2 Seminários, distribuídos num total de 32 horas.

Formação teórico-prática e seminários com especialistas nacionais e estrangeiros.

Seminário I: “A violência na escola e o papel das instituições na procura de respostas”.

Seminário II: “As experiências de mediação escolar no contexto europeu”.
Metodologias PedagógicasExpositiva e participativa através de estudos de caso, brainstorming, trabalhos de grupo, jogos de representação para exercitar a análise dos temas e das propostas de resolução de conflitos.

Estrutura curricular

Módulo I
O conflito na escola(Trabalhar os elementos que permitam compreender o conflito; perceber o conflito como estratégia educativa)3h

Módulo II
Paradigmas da resolução de conflitos(Análise das propostas de resolução e gestão de conflitos, com enfoque na especificidade da negociação cooperativa)2h

Módulo III
A mediação de conflitos(Conhecer as características; os objectivos; as vantagens e limitações da mediação e os modelos de mediação escolar: no ensino pré-primário, básico e secundário)7h

Módulo IV
Técnicas, instrumentos e fases do processo de mediação(Perceber o funcionamento do processo de mediação, as estratégias e as técnicas disponíveis: a comunicação não violenta, a escuta activa e a busca de soluções satisfatórias)6h

Módulo V
O mediador de conflitos na escola(Perfil do mediador - professor, aluno ou outros agentes ligados à área educativa, competências e princípios de actuação)3h

Módulo VI
Conceber um projecto de mediação na escola(aplicar os conhecimentos adquiridos na concepção de um projecto concreto de mediação de conflitos)6h

Seminário I
“A violência na Escola e o papel das instituições na procura das respostas” 2,5h

Seminário II
“As experiências de mediação escolar no contexto europeu”. 2,5h

O rigor e a qualidade do Programa de “Especialização de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar” é garantido pela composição do corpo docente, assim como pelos oradores nos Seminários.

Corpo Docente:
Eng. Fernando Rosínha, professor universitário/mestre de conferências na Universidade de Saint Quentin (França), mediador de conflitos em diversas associações educativas;

Mestre Elisabete Pinto da Costa, docente da ULP, formadora em cursos de mediação de conflitos, mediadora de conflitos nos Julgados de Paz do Ministério da Justiça;

Dr. Bruno Caldeira, psicólogo; formador em mediação escolar; presidente da Associação de Mediadores de Conflitos - AMC.

Oradores nos Seminários:
Foram convidados prestigiados especialistas nas diferentes matérias, que contribuirão para o enriquecimento dos conteúdos em análise.

Condições de Acesso:
Licenciatura ou equivalente / ponderação de outros níveis de habilitações-qualificações profissionais.

Número de Vagas:
A realização do Curso está sujeita à verificação de um número mínimo de 15 participantes e um máximo de 30.

Horário, Calendário e Local de Realização:
As aulas são ministradas às Terças, Quartas e Quintas-feiras, das 17:30 às 20:30 horas.

Seminário I: 25 de Outubro de 2006, das 17:30 às 20:00 horas.

Formação: 7 a 23 Novembro de 2006

Seminário II: 24 de Novembro de 2006, das 17:30 às 20:00 horas.


O curso realizar-se-á na Universidade Lusófona do Porto, Rua Augusto Rosa, 24, à Praça da Batalha, Porto.

Inscrição / Propinas

Inscrição: 50
Propina: 200 €

Data limite de inscrição: 06 de Outubro de 2006
Data limite de matrícula: 20 de Outubro de 2006

Certificação:
Certificado de Especialização em “Mediação de Conflitos em Contexto Escolar”.

A obtenção do certificado pressupõe uma frequência obrigatória de 80% do número total de horas do curso, assim como a entrega do trabalho final.

Contactos: ULEGE / Universidade Lusófona do Porto

mailto:sofia.brandao@ulp.pt

Tel. 222073230/32Fax: 222001528