11 outubro 2006

Mediação de conflitos em expansão


Jornal de Notícias

"A Associação de Mediadores de Conflitos (AMC) promove a partir de amanhã e até sexta-feira a "2.ª Semana da Mediação", destinada a divulgar as vantagens deste meio alternativo de resolução de litígios, que está em fase de expansão em Portugal.

Em declarações à Agência Lusa, Cristina Figueiredo, da AMC, referiu que a primeira vantagem deste meio alternativo aos tribunais é a "comunicação", pois "o papel do mediador é pôr as pessoas (desavindas) a comunicar", permitindo que, de forma voluntária e responsável, sejam "elas próprias a decidir" sobre o conflito. Além de "confidencial", a mediação é mais rápida, barata e acessível para o cidadão, além de ser um "meio flexível e informal" que dá novas respostas às necessidades dos cidadãos.

A AMC, uma associação privada sem fins lucrativos, conta actualmente com cerca de 200 mediadores, estando na sua génese os primeiros mediadores de conflitos formados em Portugal para os Julgado s de Paz.

A mediação pode incidir sobre conflitos em geral, mas também sobre áreas mais específicas, pelo que a "2.ª Semana da Mediação" terá conferências e actividades abertas ao público na área da Mediação Escolar (Lisboa), Comunitária (Lisboa e Coimbra), Penal (Viana do Castelo) e Familiar (Algarve).

A mediação laboral, por exemplo, vai entrar em funcionamento até final do ano em Lisboa e será alargado progressivamente a outras zonas do país durante 2007".