11 setembro 2006

Associação Nacional de Professores (ANP), avança com projecto de Mediação de Conflitos

A Associação Nacional de Professores (ANP), depois de ter adiado a criação da Linha SOS Professor de Maio para o início deste ano lectivo, avança com um projecto similar ao existente em Espanha. Uma equipa de sete técnicos, composta por professores, psicólogos, juristas e especialistas em mediação de conflitos e mediação escolar, vai estar disponível para ouvir e ajudar os docentes. A linha telefónica estará acessível através do 808 96 20 06, todos os dias úteis, entre as 11h00 e as 12h30 e as 18h30 e as 20h00.

“Será um horário limitado nesta primeira fase, mas em função do volume de chamadas que viermos a receber podemos ponderar o seu alargamento”, explica João Grancho, presidente da ANP. A linha, confidencial, é resultado de uma parceria com a Universidade Lusófona do Porto e uma companhia de seguros e contará com serviços de mensagens, estando ainda disponível um endereço de e-mail: sosprofessores@anprofessores.pt. “Queremos que funcione como um instrumento de prevenção que pretende ajudar os professores a lidar com situações de conflitualidade, antes de ocorrerem efectivamente problemas de violência”, refere João Grancho.

Os professores que sejam vítimas de agressão física, verbal ou psicológica poderão ter ajuda presencial. “A partir da análise de cada caso, os técnicos traçam um plano de apoio, que pode abranger acções de formação sobre mediação de conflitos”, diz o presidente da ANP.