01 junho 2006

Objetivo: atender a crianças e adolescentes


Com o objetivo de atender a crianças e adolescentes que residem nos bairros periféricos de Umuarama, em incidência de riscos, o município de Umuarama assinou ontem o convênio 807944/2005, firmado entre a prefeitura e o FNDO – Fundo Nacional de Educação (Ministério da Educação), voltado à efetivação do projeto Poli Esportivo – Arte Cultural, Ações Educativas Complementares.

O objetivo é atender às crianças e adolescentes fora do horário de aula, oferecendo oportunidade para despertar o espírito empreendedor, elevando a auto-estima, destacando o potencial individual. Os pais dos alunos também serão assistidos, com oficinas de mediação de conflitos e redução da violência, abordando os temas: educação sexual, prevenção de drogas e aproveitamento de alimentos. Ao todo, 2900 crianças devem ser atendidas com as atividades, em escolas municipais e estaduais.

O evento contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Renato, da chefe de divisão de ensino fundamental, Maria de Fátima Marino; da chefe de divisão de licitação e contrato, Eliana Rodrigues Vieira e a diretora de educação do município, Maria Clory Zanferrari.

Dr. Luiz Renato lembrou que a educação é uma das prioridades da administração municipal, que governa não pensando na próxima eleição, mas, sim, na próxima geração, num processo que também se volta para as propostas da ONU, quanto a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social. Ele também afirma que é preciso manter a criança inserida socialmente.

O projeto contará com 35 monitores, que desenvolverão atividades esportivas, culturais e artesanatos, além de outros 03 monitores que trabalharão nas oficinas direcionadas aos pais. No esporte, os alunos serão atendidos com aulas de futsal, taewkondo e xadrez. Na cultura, atividades de dança, teatro de fantoche e contação de histórias.

Na modalidade artesanal, trabalhos com pintura em tecido, confecção de bonecos, confecção de objetos de materiais recicláveis, crochê, bordado e biscuit.
Além do convênio para a educação, ainda foi assinado contrato de prestação de serviço, entre o município e a Instalcon Instalações e Construção Ltda.

1.06.2006

Fonte "Umuarama On-Line"